CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo, 9 de maio de 2010

Parte do todo


Ultimamente tenho lido muitos textos da psicologia analítica, fundada por Jung. Nossa é incrível quão encantador passa a ser quando você se aprofunda nessa teoria. Ao nos dar o conceito de inconsciente coletivo como algo herdado Jung mexeu com todo o paradigma filosófico qual a psicologia moderna estava engajada, temos um conhecimento inato que vem junto com a carga genética de toda a humanidade.

É incrível como toda humanidade está ligada em um mundo das ideias como os inconsciente conversam, quanto mais próximos somo de uma pessoa mais conectados inconscientemente estamos à essa. A humanidade toda conversa entre si através dessa linguagem que de início parecer ser fora dos padrões do conhecimento científico, soa como algo místico, espiritual, mas faz parte de nossa condição humana.

Não é raro vermos caso de pessoas que pressentem fatos, possuem idéias em comum com outra pessoa mesmo nunca tendo trocado uma palavra com esta, ou mães que pressente a dor de seus filhos e isso ocorre quando somo próximos de alguém, a sincronicidade está presente em todos esses fatos.

De tantos fatos que me arrisco a dizer que somos todos partes de um todo que forma o universo, estamos todos conectados de alguma forma, isso pode parecer loucura, assustador de certa forma, mas os fatos estão aí, basta estudar pesquisa, apesar de toda construção epistemológica da ciência racional e empírica, certos fatos não podem ser negados apesar de não serem palpáveis. Viver contra esse sentido de sermos parte de um todo negando a nossa coletividade é ir contra o processo de individuação é dissociar-se é causar neurose.

Eu não sei como encerrar esse texto ele saiu de um jeito estranho, vamos de encontro ao coletivo.