CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Um universo melancólico


Freud em seu Texto Luto e Melancolia (1917) nos deu uma visão da psicanálise sobre o sujeito melacólico, segundo ele a melancolia tem origem de maneira semelhante ao luto. Luto é basicamente um processo normal onde o sujeito após perder aquilo que ama, vai se desligando do objeto e aprendendo a amá-lo de uma maneira diferente.
Mas porque amamos tanto esse objeto, qual a origem dessa ligação afetiva? Lacan vem nos dizer que o amor existe porque nos identificamos com algo, e esse objeto nos completa em nossa falta original, essa falta ocorre quando nos damos conta que somos impotentes frente ao mundo, quando o bebê percebe que a mãe não pode estar todo tempo ao seu lado. Devido a essa falta é que sentimos sempre desejo que somos sempre desejantes, pois mesmo encontrando aquilo que amamos, ainda nao ficamos satisfeitos, nossa psique trabalha para que a nossa ela sempre esteja equilibrada, pois é graças ao desejo que nos ligamos ao mundo.
Continuando sobre a melancolia, ela tem origem na perda original, pois aquele bebê que percebe que a mão não irá estar todo o tempo ao seu lado, ele chora berra e ela não o responde, ele não compreende a diferença entre uma ausência temporária e uma ausência eterna. Devido a tal fato ele não possui essa falta que faz com que sejamos seres desejantes, não ocorrendo falta ele não deseja, não desejando ele a nada se identifica, nada ele ama. Seu interior é apenas uma casca, pois nao se identificando nada se interioriza nele ele é um quadro branco onde nada é escrito ou gruda nele, o melancólico é um ser sem desejo.

Parafraseando esse conceito de melancolia com o Universo, imaginem como ele seria se fosse melancólico sem desejo, ele seria apenas vazio isso mesmo um infinito vazio, não existiria big bang, não existiriam estrelas, galáxeas, nebulosas, não haveria vida em nenhuma parte dele. Você não existiria, aquela garota que pra você é maravilhosa, sua bicicleta, seu carro, se video game, cinema, literatura, filosofia, por do sol. Todas as criações humanas ou não, todas as criações que você tem conhecimento ou nunca terá nada disso existiria e o Universo seguiria eternamente vazio. Qual seria a perda original do Universo Melancólico é dificil saber isso vai além da minha compreensão agora você que pode estar lendo isso poderia me ajudar.

Com tudo isso a única coisa que quero salientar é que o desejo move o universo, ele se sentia incompleta em todo seu espaço/tempo inifinito, mesmo que um universo sem planetas e sem vida seria por um lado uma boa coisa, pois não existiria desordem, destruição, tristeza. Mas também não existiria ordem, nem criação, nem alegria. Todo o Movimento universal é o movimento do desejo pensem bem como a vida perderia toda a cor se não desejassem, se tudo fosse perfeito, a imperfeição nos faz a cada dia evoluir mais isso é o movimento da vida.

Desejem e nunca reclamem em nunca estarem satisfeitos apenas sintam o brilho de sempre querer o melhor para você, para sua família, para o seu amor. Afinal desejar não é mais que um movimento de sempre amar.

Desejem, pois foi através do desejo que tudo o que amamos foi criado.


Pra quem gostaria de saber mais sobre o desejo vai um video para ilustrar.